segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sites que todo estudante de arquitetura deveria frequentar (Parte 2)

Olá alunos,
Continuando com o site do Vitruvius conheceremos hoje as revistas contidas no site. São elas Architexts 146, My city 144, Architectourism 065, Projects 138, Inteview 051, Drops 059 e Reviews online. Na primeira revista tem um texto interessantíssimo para vocês evitarem problemas no futuro como arquitetos seu título é Vícios do projeto edilício e suas consequências jurídicas de José Roberto Fernandes Castilho. Olhe o que o autor fala na introdução:

 "O estudo recairá, porém, especificamente no desvio dos deveres profissionais: materializando má prestação do serviço, vício é o oposto de qualidade positiva, de perfeição, de idoneidade. Além das diversas obrigações formais do profissional, a principal obrigação do arquiteto será a de satisfazer os interesses do contratante – certo que dentro dos limites da lei  que os vícios eventualmente encontrados na obra impedem e obstaculizam." (CASTILHO, J.R.F.In http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.146/4427)

No My City é voltado para artigos que retratem o urbano e nossas cidades, nessa parte tem um texto para nos fazermos pensar bastante no caso de Brasilia e o eterno problema de crescer sem destruir o plano e arquitetura da cidade moderna tombada. Vejam o texto  Patrimônio urbano em Brasília
Passado e futuro em confronto? de Aldo Paviani.

"Nos aspectos históricos, nota-se que o estabelecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, a preservar, tem algo mais do que a bela arquitetura de Oscar Niemayer e o criativo desenho urbanístico de Lucio Costa. Há outros elementos sócio-históricos sob risco, além dos apontados pela missão da Unesco. Apenas como exemplificação, o Plano Piloto não recebe cuidados especiais com sua paisagem, no caso do Eixo Monumental, congestionado por trânsito intenso." (PAVIANI, Aldo. In http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/12.144/4443)

No Architectourism se tem artigos que serviriam de guia turístico. Dentre eles tem um artigo sobre a reflexão da antiga importância dada a pedra portuguesa e o desprezo e negação que ela sofre hoje sendo substituídas por intertravado como vimos em Boa Viagem. Vale a pena conferir Pedra portuguesa: Ascensão e queda de uma tradição de José W. Tabacow.

"Burle Marx foi um entusiasmado promotor do uso do mosaico português, em seus projetos de paisagismo. Além do calçadão da avenida Atlântica, merecem citação especial os desenhos em mosaico do Paço Municipal de Santo André." (TABACOW, J.W. In http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/06.065/4431)

Fonte: Foto Nelson Kon in Vitruvius 


Os projetos discute projetos realizados e concursos, eventos e projeto de arquitetura de forma geral. Cabe ver o artigo de Segre que trata de um dos pavilhões do Rio +20 o Pavilhão da Humanidade. Olha o que ele fala do edificio:
"E poderíamos adicionar duas metáforas subliminais: uma edificação sustentável, provisória e leve, expressão da liberdade e da participação popular, construída sobre um forte militar, serviria de lembrança aos oficiais que desde ali, em 1922, levantaram as armas contra o governo conservador da República Velha. Ao mesmo tempo, foi uma homenagem a Oscar Niemeyer, que desde a janela do seu escritório na Avenida Atlântica – onde cotidianamente continua assistindo com os seus 104 anos – olharia para a megaestrutura que o lembraria da sua presença no júri que nos anos setenta premiou o projeto de Piano e Rogers para o Centro Pompidou em Paris." (SEGRE, R. In http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.138-139/4403)
Fonte: Vitruvius

Em entrevistas advinha?...No momento só tem duas entrevistas. Essas são as mais interessantes e tem vários artigos que vocês podem se identificar...Boa Leitura!

Bjos

Amanda Casé



Nenhum comentário:

Postar um comentário