sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sites que todo estudante de arquitetura deve frequentar (Parte 4)

Olá pessoal,
Hoje vou apresentar a vocês o site mais visitado de arquitetura é o http://www.archdaily.com.br/.
Ele é muito bom, contém muita informação e inspiração para nós, arquitetos e futuros arquitetos..
Na aba Notícias, como o próprio nome diz revela as notícias do nosso meio. Hoje temos a divulgação da assinatura do Memorando de Conhecimento da Equivalência Acadêmica em Arquitetura e Engenharia, ou seja, a partir de agora será mais fácil e rápido aceitação dos diplomas advindos desse pais aqui no Brasil e vice-versa. Legal, né?
http://www.archdaily.com.br/66732/portugal-e-brasil-assinam-memorando-de-entendimento-sobre-os-graus-academicos-em-arquitetura-e-engenharia/

Existe também a aba Artigos que contém artigos sobre vários conteúdos como a Sustentabilidade, urbanismo, teoria e historia da arquitetura (legal!), copa do mundo e sua intervenção na cidade. Gostei bastante de um artigo sobre  A Casa Invisível: Fragmentos sobre a arquitetura popular no Brasil em que o autor faz uma excelente comparação quando diz que a MPB é super valorizada enquanto a Arquitetura Popular Brasileira não é estudada, o que é bem verdade, não acham? Ele também discorre sobre várias ícones da nossa arquitetura popular..cabe dá uma olhada meninos, ok?
Olha aí, o exemplo:
Figura 7. casario de 'Porta e Janela' em Porto Seguro, Bahia (acima) e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (abaixo)
Figura 7. casario de 'Porta e Janela' em Porto Seguro, Bahia (acima) e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (abaixo)


A aba seguinte é a de Concursos onde estão concursos nacionais e internacionais além dos resultados dos mesmos.Podemos ver o resultado do concurso Residências Sustentáveis o qual foi realizado nos Estados Unidos e tiveram como vencedores 5 jovens de cada região do país. "A competição pediu para jovens profissionais considerarem estratégias construtivas que melhorariam soluções para pobreza com uma casa acessível financeiramente, simples, decente e salubre." In http://www.archdaily.com.br/66491/resultado-do-concurso-residencias-sustentaveis-habitat-for-humanity-student-design/

O da região Norte se destacou por: "O júri considerou o projeto elegante e sofisticado e elogiou sua demonstração de facilidade construtiva. Esse projeto também demonstra muitas opções para o uso de vinil."


O da região Oeste se destacou por: "Esse projeto despertou a atenção do júri por ser formalmente expressivo ainda que fosse simples e direto.  A forma, qualidade estrutural e mecânica da edificação se integram em um único invólucro com persianas que agem como uma tela ao longo de sua fachada."In http://www.archdaily.com.br/66491/resultado-do-concurso-residencias-sustentaveis-habitat-for-humanity-student-design/

O da região Central se destacou por: "Esse projeto demonstra como uma planta simples pode produzir um projeto com o potencial de se transformar ao longo do tempo. O espaço se ajusta para se tornar uma casa maior ou um espaço de vivência plurifamiliar explorando modularidade e produção. A equipe levou em consideração a orientação da casa em relação ao sol, assim como o baixo custo de técnicas construtivas. O teto jardim oferece uma solução inesperada para a gestão de águas pluviais e mantém a temperatura agradável no verão, além de providenciar um espaço externo adicional para a residência. O júri elogiou o design, descrevendo-o como “elegante e com noção visual de como uma residência Habitat poderia ser”

O da região nordeste por: "Esse projeto foi elogiado pela sua leveza, força e componentes de design duráveis, assim como pela apresentação que explicitamente descreveu como o projeto poderia ser construído. O design olha para o futuro da modularidade em componentes fabris e suas aplicações no design. Esse projeto também foi elogiado pelo uso de vinil como um material ao invés de um componente construtivo, em seu uso como superfície e estrutura unidas como uma só."


Sei que só com isso deu vontade de visitar o site...amanha coloco mais detalhes dele.
Até mais!
Amanda Casé

Nenhum comentário:

Postar um comentário