sábado, 18 de agosto de 2012

Aula 02- Ecletismo

Caros alunos,
Segue ppt da última aula. Refletimos sobre o Ecletismo na sua origem, na Europa, e sua vinda para o Brasil e particularmente para nosso estado. O link é http://www.4shared.com/office/25nfvQXl/Aula_02_-_Ecletismo.html?
Relembrem da nossa aula e adicionem em forma de comentário  sua reflexão sobre:

- Para você, quais foram a contribuição do Ecletismo?

Estou ansiosa pelas suas respostas...
Bjos

Até próxima aula!

Amanda Casé

9 comentários:

  1. não deixo bem um comentário, mas sim umA simples dúvida para a professora. Poderia definir novamente o que seria o "caráter arquitetural?"

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo, caráter na arquitetura diz a característica de um edifício de se apresentar de acordo com sua função. Ou seja, de através de sua fachada, seu ornamento, ambientação conseguirmos entender a função que aquele edifício abriga. Respondido? Por favor, agora responda minha pergunta, ok?

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o Ecletismo contribuiu não para a formação de um novo estilo/caráter arquitetônico, mas para difundir/relembrar as origens dos estilos originais - Grécia, Roma, Gótico, entre outros -, através da utilização de elementos de cada um, como uso de frontões, arcos abatidos, abóbadas, colunas...
    Foi uma amostra da História da Arquitetura, parte intencional e parte não intencional da sociedade criadora do Ecletismo - arquitetos ou não -, uma vez que tinham a intenção de utilizar os elementos para ornamentar e diferenciar a sua própria criação arquitetônica utilizando-se daquilo que lhes era acessível na relação custo/benefício, sendo que, ao usar-se de tais elementos, criaram uma grande exposição dos estilos arquitetônicos.
    É como uma coletânea de Best Of de grandes artistas. Após vários álbuns de sucesso - ou não - com um tema central - que é a música e seus ritmos - e características diferenciadas, fez-se um Megamix de tudo o que se pode trazer como Best Of e surgiu o Ecletismo.
    Assim como música, arquitetura tem um ritmo, uma melodia própria expressa no sentimento espacial concretizado - a própria edificação - e que é em sua plenitude, eclética, multiversa e com uma interpretação própria.
    Acho que a contribuição do Ecletismo foi nos ter feito relembrar o que já havia de bom e, só então, tentarmos encontrar uma nova identidade arquitetônica dita Moderna.

    ResponderExcluir
  4. No meu ponto de vista, o Ecletismo foi uma falta de um novo estilo puro como o neoclássico e o modernismo. Uma junção de ideias de estilos anteriores sendo mascaradas ou mal aplicadas, deu uma desculpa de surgimento de um estilo. Apesar que ainda no tempo atual como a arquitetura contemporânea, segue de certa forma esse pensamento eclético. mascarando e enfeitando as edificações e a arte. Só uma visão critica de uma obra, podemos ver a verdadeira razão da concepção arquitetônica. No resumo o Ecletismo foi um estilo digamos que importado do japão, "parece com o original, mas não é"

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver, o Ecletismo foi uma tentativa de trazer de volta a grandiosidade de estilos passados. Apesar de grandioso o ecletismo foi um estilo muito carregado pelos seus ornamentos decorativos, visto que o arquiteto não tinha total liberdade no projeto, pois o cliente era quem dava as cartas. Para mim o Ecletismo no Brasil foi ainda mais longe, além de copiar estilos de sucesso no passado, o ecletismo brasileiro copiava obras que já existiam na Europa (bem a cara brasileira não é?) com poucas mudanças.
    O ecletismo foi sem duvida um momento unico na arquitetura que aproveitou os novos avanços tecnologicos e nos deixou obras de imenso valor.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, o Ecletismo buscou sua identidade reutilizando e mesclando vários estilos do passado. No Brasil, várias edificações foram construídas desta forma, identicas às encontradas no Velho Mundo, pois o Brasil era um país novo e não possuía um estilo próprio.
    Pernambuco teve grande influência Ecletismo, devido a sua proximidade da Europa e abertura de seus portos às nações amigas, facilitando assim a chegada de importantes arquitetos como Vauthier e Boyer.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, o Ecletismo foi a volta para origem greco romana para dar uma nova forma a arquitetura dos edifícios sendo, assim criou-se uma mistura de elementos formando edificações cada vez mais,pesadas e com muitas informações. Sendo assim a grande contribuição para a época foi, mostrar que era necessário os profissionais do tempo abrir os olhos para uma nova mudança na concepção dos projetos saindo do que era uma copia descarada para a criação e avanço de técnicas de melhor funcionamento dos projetos e fazendo, da arquitetura uma obra de arte a ser feita.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, a mistura de estilos que originou o Ecletismo surgiu do impulso de construir querendo usar o que havia de melhor em cada estilo, sem se importar com as regras que cada estilo seguia.
    Os estilos clássicos seguiam regras de proporção, de escala, os elementos eram utilizados de forma "verdadeira", ou seja, estava cada um cumprindo com sua função.
    Já no Ecletismo, o cliente era mais importante que o autor e tudo deveria ser feito mediante o seu gosto. Com isso cada vez mais se perdeu proporção, escala, e os elementos eram usados apenas para enfeitar, como por exemplo meia coluna, colunas duplas e mais finas, frontão cortado ou sem função, entre outros.
    Contudo, não se pode negar a grande contribuição do Ecletismo no mundo, marcando uma época de avanços na tecnologia da construção através do ferro e que nos rendeu grandiosas e importantes obras para a arquitetura até hoje.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que o Ecletismo veio pra provar que arquitetura é algo totalmente influenciado pela população, ou seja, a arquitetura, principalmente a moradia, feita em determinada época é um reflexo das buscas e desejos da sociedade contemporânea ao estilo.
    O ecletismo utiliza algumas características do neoclássico, mas isso já seria de se esperar que não fosse seguido a risca. Na época do ecletismo a burguesia estava em grande ascensão, novos materiais tinha surgido, novos anseios, novos programas, novos tudo. E a resposta encontrada pela população para se expressar, foi atravez do estilo eclético, uma mistura do antigo (colunas gregas, arcos góticos, etc) com o novo, os novos materiais, as novas tecnicas, as novas possibilidades.
    Foi um equivoco imaginar que um estilo antigo agradaria a uma sociedade nova. A mentalidade da população muda, a arquitetura juntamente é alterada. As casas, os edificios, a arte como um todo foi feita para satisfazer a população, os padrões de beleza da época, oq é belo, oq é desejavel era o feito. E não apenas no ecletismo, mas sim em qualquer outro estilo. O que talvez diferencie o Eclético de outros estilos é justamente a liberdade exagerada de mesclar as coisas, independente de se formar algo harmônico ou não. Mas dizer que o Ecletismo não foi um estilo, isso é o mesmo que negar toda uma identidade cultural criada no século 19, principalmente pela burguesia, que foi expressada na construção civil.

    ResponderExcluir