quinta-feira, 29 de março de 2012

Resumo da aula 14.03

Caros alunos,
Em algumas aulas fazemos resumos das mesmas ou refletimos sobre o conteúdo. Um desses resumos realizado pelo aluno Célio Silva da turma 1102 foi selecionado pelo entendimento do conteúdo pelo aluno, mas principalmente pela sua visão critica do assunto dado em sala de aula. Parabéns a Célio e esperamos que todos os alunos tenho sempre interesse de participar e pensar criticamente o conteúdo em sala de aula.

Resumo da aula de Ruskin e o Movimento Arts and Crafts dada em 14.03.2012 por Célio Silva.


      Ruskin buscou sempre a arquitetura extremamente honesta e verdadeira, em outras palavras "sem mentiras". Por exemplo na casa de Morris, inspirada nas idéias pregadas por Ruskin, é notável o uso de elementos funcionais, tudo que está construído é porque realmente necessário, além disso é exagero e sem necesidade.
      A exposição estrutural é um desses fatores de mostrar a verdade, pois não teria necessidade de esconder como é sustentada aquela edificaçõ, de como é estruturado o teto, e interiormente nao escondendo mostrando o que tem por fora será exposto por dentro.
      Na edificação usa-se os chamados elementos "puros", o tijolo aparente, a cor pesada da telha, arcos ogivais, vindos do período gótico, tornando a edificação ainda mais verdadeira e expressando a idéia de selvageria.
      Resumindo: A busca dessa arquitetura verdadeira e totalmente sem mentiras na nossa época é muito dificil, onde a sociedade contemporânea quer sempre o novo, o moderno, e porque não, o uso de coisas sem necessidade e sem função numa edificação. Trazer essa verdade hoje numa arquitetura que preza a estética e o conceito concreto do belo, é novamente, muito difícil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário